Brasileiro é assassinado a tiros na Bolívia um dia após chegar ao país

Escrito por em 2 de Fevereiro, 2026

O corpo foi encontrado na região conhecida como Três Lagunas, no município de Porongo, em Santa Cruz, estado boliviano que faz fronteira com Rondônia.

O brasileiro Fernando Vieira de Santana, de 34 anos, foi assassinado a tiros na Bolívia um dia após entrar no país andino, segundo informações da polícia local. O corpo foi localizado na região de Três Lagunas, município de Porongo, em Santa Cruz.

De acordo com a perícia, ao menos 10 dos 11 projéteis entraram e vazaram pelo corpo da vítima. Após o crime, o cadáver foi enterrado de forma superficial. Moradores da região encontraram o corpo com o rosto parcialmente exposto e acionaram as autoridades. O caso teve ampla repercussão na imprensa boliviana devido à gravidade e às circunstâncias do homicídio, que têm chocado o país. Conforme informou o diretor da Força Especial de Luta Contra o Crime (FELCC), coronel Gilmar Valencia, a vítima foi identificada no mesmo dia, já que portava documentos pessoais.

Ainda segundo a polícia, os registros migratórios indicam que Fernando entrou na Bolívia em 27 de janeiro, pela região de Puerto Quijarro, na divisa com o município de Corumbá (MS). A autópsia confirmou que a morte ocorreu no dia seguinte à chegada ao país. O corpo foi localizado três dias após o assassinato, já em estado de decomposição. Após a identificação, as autoridades informaram que acionariam os familiares no Brasil para dar início ao processo de translado do corpo. “Essa pessoa entrou na terça-feira e foi morta na quarta-feira, em Santa Cruz. De acordo com a autópsia, a morte ocorreu entre dois e três dias antes da realização do exame”, afirmou o coronel Valencia.

As circunstâncias do crime — com o corpo encontrado com tornozelos e pulsos amarrados com fita plástica — indicam a possibilidade de execução ou acerto de contas, segundo a polícia. A perícia identificou 10 ferimentos de entrada e 10 de saída causados por disparos de arma de fogo.

A polícia informou ainda que entrou em contato com um irmão da vítima, que havia registrado o desaparecimento de Fernando há algum tempo. De acordo com o familiar, Fernando não possuía antecedentes criminais no Brasil nem na Bolívia, mas mantinha vínculos com o tráfico de drogas, informação que será apurada no curso das investigações. A polícia boliviana segue investigando as circunstâncias e a motivação do crime.

POR EMERSON BARBOSA -JORNALISTA (Newsrondonia)


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Voz do Brasil

19:00 20:00

Atual

Voz do Brasil

19:00 20:00

Upcoming show

Saudade Nativa

20:00 23:00