Freira de 82 anos é assassinada dentro de convento
Escrito por Jornalismo Nativa em 22 de Fevereiro, 2026
A freira Nadia Gavasnki, de 82 anos, foi encontrada morta dentro do convento das Irmãs Servas de Maria Imaculada, localizado em Ivaí, nos Campos Gerais do Paraná, após a invasão de um homem ao local.
Segundo a Polícia Militar do Paraná, a religiosa teria surpreendido o suspeito durante a invasão e acabou sendo atacada. O corpo apresentava sinais de agressão. O homem foi preso em flagrante enquanto tentava fugir e, no momento da abordagem, estava com sangue nas mãos e nas roupas.
O suspeito não teve a identidade divulgada. Ele foi autuado pelos crimes de homicídio qualificado e resistência à prisão, sendo encaminhado para a cadeia pública.
O crime aconteceu por volta das 13h30, depois que o invasor pulou o muro do convento. De acordo com o delegado Lucas Andraus, o homem foi surpreendido pela freira, que questionou sua presença. Ele teria afirmado que estava no local para trabalhar.
Ao perceber que a religiosa não acreditou na explicação, o suspeito a empurrou. Conforme apuração da Polícia Civil do Paraná, o homem confessou ter asfixiado a vítima após ela cair e começar a gritar.
A investigação aponta que, até o momento, não há indícios suficientes de tentativa de furto. Em depoimento, o suspeito relatou que passou a madrugada consumindo drogas e bebidas alcoólicas.
Após o ataque, ele se afastou ao perceber que a vítima estava desacordada e encontrou frequentadores do convento. Questionado, voltou a dizer que trabalhava no local e que havia encontrado a freira caída.
As pessoas acionaram a polícia. Quando os agentes chegaram, o homem tentou fugir para dentro do prédio, mas foi alcançado, imobilizado e preso. Testemunhas presentes no convento o reconheceram como o invasor.
Nativa FM Itinga 88,5