Nova ponte em Belém vai beneficiar 400 mil pessoas

Escrito por em 20 de Outubro, 2025

Foi inaugurada no ultimo sábado (18), em Belém (PA), a ponte que liga o Porto de Outeiro ao Parque da Cidade — local onde será realizada a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em novembro. A obra, que beneficiará cerca de 400 mil pessoas, promete transformar a mobilidade da região e fortalecer o turismo e a economia da capital paraense. As informações são da Secretaria Extraordinária para a COP30 (SECOP).

A nova ligação será essencial para facilitar o deslocamento de participantes e delegações da conferência, especialmente aqueles hospedados em navios atracados no Porto de Outeiro. “A ilha de Outeiro só tinha uma ligação com o continente, mas a ponte era distante do porto e isso acrescentaria cerca de meia hora a 40 minutos na viagem. Então, essa nova ponte faz com que seja possível o translado entre o navio e a Zona Azul, principal palco das negociações, em aproximadamente 30 minutos”, explicou Olmo Xavier, diretor de Infraestrutura da SECOP.

Com 507 metros de extensão e 10,5 metros de largura, a ponte estaiada Pastor Firmino Gouveia é sustentada por cabos de aço conectados a um mastro central. O projeto foi desenvolvido para garantir fluidez no tráfego e durabilidade, além de se tornar um novo cartão-postal de Belém. Segundo o governo estadual, a estrutura representa um avanço na mobilidade urbana e um legado permanente da COP30 para a cidade.

Acesso rápido à COP30 e integração logística

O governo federal, por meio da SECOP e da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), já havia contratado dois navios de cruzeiro para servirem como unidades de hospedagem temporária durante a conferência. As embarcações permanecerão atracadas no Porto de Outeiro, e o deslocamento até a Zona Azul — área principal das negociações climáticas — será feito por ônibus oficiais gratuitos e contínuos.

O trajeto, de menos de 20 quilômetros, utilizará faixas exclusivas de BRT e a nova ponte de acesso rápido, garantindo mais eficiência e conforto para os participantes da COP30 e para os moradores que utilizam diariamente a via.

Um legado de mobilidade e desenvolvimento

Durante a inauguração, o governador Helder Barbalho ressaltou o impacto social e econômico da nova ligação. “Após mais de 40 anos, a ilha de Outeiro e o distrito de Icoaraci ganham um novo meio de interligação, com uma obra que garante melhor mobilidade, acessibilidade e segurança. A construção dessa ponte estrutura o amanhã e beneficia cerca de 400 mil pessoas, além de impulsionar o turismo, os empreendimentos e o lazer na região”, afirmou o governador.

O evento contou com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho, da vice-governadora Hanna Ghassan, e do prefeito de Belém, Igor Normando, além de outras autoridades estaduais e municipais.

Melhoria para quem vive e trabalha na região

Entre os moradores, o sentimento é de conquista. A cozinheira Minéia Cristina dos Santos, que vive em Icoaraci há 30 anos, comemorou a nova ponte. “Quando cheguei aqui só tinha balsa, era muito difícil atravessar. Depois veio a primeira ponte, e, agora, com essa nova, vai melhorar muito a nossa vida”, contou.

Porto de Outeiro, que deve ser inaugurado em breve, passará a integrar a rota de turismo de cruzeiros de Belém, fortalecendo a economia local e ampliando o potencial turístico da cidade.

Com a entrega da ponte Pastor Firmino Gouveia, Belém dá mais um passo na preparação para a COP30 e deixa um legado duradouro de conectividade, mobilidade e desenvolvimento para a população.

Por Alexandre Costa/Agência Pará


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Bailão da Nativa

17:00 19:00

Atual

Bailão da Nativa

17:00 19:00

Upcoming show

Voz do Brasil

19:00 20:00