Desfile de 7 de Setembro terá o tema ‘Brasil Soberano’
Escrito por Jornalismo Nativa em 1 de Setembro, 2025
O desfile cívico-militar de 7 de Setembro deste ano terá como tema “Brasil Soberano”. Marcada para o próximo domingo (7), a solenidade ocorre pouco mais de um mês após o início do tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a produtos brasileiros.
O evento, que será realizado na Esplanada dos Ministérios com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está previsto para durar duas horas, com início às 9h.
O desfile será dividido em três eixos temáticos: Brasil dos Brasileiros; COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025) e Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento); e Brasil do Futuro.
O público terá acesso à solenidade às 6h30. Além dos blocos definidos pelo governo, o desfile terá a tradicional Esquadrilha da Fumaça e a “pirâmide humana” do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília.
As tropas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Forças Aéreas) também devem participar da apresentação.
Será o 11º desfile de Lula — foram oito participações entre 2003 e 2010, além da presença dele nas cerimônias de 2023 e 2024. No primeiro ano deste mandato, o evento ocorreu oito meses depois dos episódios extremistas do 8 de Janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas.
Soberania em destaque
A tarifa de 50% foi anunciada pelo presidente norte-americano em 9 de julho e passou a valer em 6 de agosto.
O tema da “soberania” tem sido recorrente nas narrativas do governo desde a determinação de Trump. Além de críticas constantes nas falas de Lula, o presidente decidiu mudar o slogan da gestão nos últimos dias.
O petista começou nesta segunda-feira (1º) a divulgação da campanha do novo slogan do governo federal. A frase foi apresentada na semana passada pelo ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social da presidência), Sidônio Palmeira, durante reunião ministerial.
O slogan “Governo do Brasil: do lado do povo brasileiro” reflete a defesa da soberania nacional adotada pelo Executivo em meio à tensão comercial com os EUA. A nova frase substituiu o bordão “União e Reconstrução”, usado desde o início do mandato.
Lula publicou o novo slogan nas redes sociais. “Esse governo tem lado. O lado do Brasil contra quem ameaça a nossa soberania. O lado do povo contra os privilégios e as injustiças que impedem nossas famílias de prosperar. O lado de quem trabalha, empreende e move o nosso país”, escreveu o presidente.
Tema do ano passado
Em 2024, o tema da comemoração foi “Democracia e Independência: É o Brasil no rumo certo”. O desfile também foi dividido em três eixos — a presidência brasileira do G20, que reúne as maiores economias mundiais; a reconstrução do Rio Grande do Sul, assolado por enchentes e fortes chuvas em abril e maio; e a importância da vacinação e de outros serviços de saúde, como o programa Mais Médicos.
O personagem Zé Gotinha, símbolo nacional da vacinação infantil, desfilou no terceiro eixo. Em alusão aos Jogos Olímpicos de Paris-2024, 31 atletas brasileiros que foram à França também passaram pela Esplanada dos Ministérios. Os esportistas eram dos programas Atletas de Alto Rendimento e Bolsa Atleta.
Também se apresentaram na parada 500 estudantes de sete escolas públicas e um colégio particular do Distrito Federal, divididos em 11 pelotões. Os alunos empunharam as bandeiras dos 21 integrantes do G20 — 19 países e as uniões Africana e Europeia — e se vestiram com vestes tradicionais do Rio Grande do Sul, em homenagem à população gaúcha.
No total, cerca de 4.000 pessoas desfilaram — além dos estudantes, atletas olímpicos e militares montados e motorizados, a cerimônia reuniu servidores da Secretaria de Educação do DF, a Esquadrilha da Fumaça e a pirâmide humana.
Perguntas e Respostas
Qual é o tema do desfile cívico-militar de 7 de Setembro deste ano?
O tema do desfile cívico-militar de 7 de Setembro deste ano é “Brasil Soberano”.
Quando e onde ocorrerá o desfile?
O desfile ocorrerá no próximo domingo, 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios, com início às 9h e duração prevista de duas horas.
Quais são os eixos temáticos do desfile?
O desfile será dividido em três eixos temáticos: Brasil dos Brasileiros; COP30, que ocorrerá em Belém em novembro; e Brasil do Futuro.
Quando o público poderá acessar o evento?
O acesso do público à solenidade começará a partir das 6h30.
Quais atrações estão previstas para o desfile?
Além dos blocos definidos pelo governo, o desfile contará com a tradicional Esquadrilha da Fumaça e a “pirâmide humana” do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília. As tropas das Forças Armadas também participarão da apresentação.
Quantas vezes Lula participou do desfile de 7 de Setembro?
Este será o 11º desfile de Lula, que participou de oito edições entre 2003 e 2010, além das cerimônias de 2023 e 2024.
Qual foi a tarifa imposta por Donald Trump e quando começou a valer?
A tarifa de 50% foi anunciada por Donald Trump em 9 de julho e passou a valer em 6 de agosto.
Como o governo brasileiro tem abordado o tema da soberania?
O tema da “soberania” tem sido recorrente nas narrativas do governo, com críticas constantes nas falas de Lula. O presidente também mudou o slogan da gestão para “Governo do Brasil: do lado do povo brasileiro”, refletindo a defesa da soberania nacional em meio à tensão comercial com os EUA.
O que Lula disse sobre o novo slogan do governo?
Lula afirmou que “Esse governo tem lado. O lado do Brasil contra quem ameaça a nossa soberania. O lado do povo contra os privilégios e injustiças que impedem nossas famílias de prosperar.”
Qual foi o tema do desfile em 2024?
O tema do desfile em 2024 foi “Democracia e Independência: É o Brasil no rumo certo”.
Quantas pessoas participaram do desfile e quais grupos estavam presentes?
Cerca de 4.000 pessoas desfilaram, incluindo estudantes, atletas olímpicos e militares, além de servidores da Secretaria de Educação do DF e as atrações como a Esquadrilha da Fumaça e a pirâmide humana.
Por Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília