Sá & Guarabyra anunciam dissolução da dupla
Escrito por Jornalismo Nativa em 26 de Abril, 2025
O comunicado postado nas redes sociais na tarde deste sábado, 26 de abril
Em cena como dupla desde 1974, mas juntos na música desde 1971 como integrantes do trio Sá, Rodrix & Guarabyra, os artistas atribuem a separação a “causas naturais” e enfatizam que a decisão de dissolver a dupla aconteceu de forma espontânea, sem a existência de “questões discordantes”. Brigas, em bom português.
“O fato de morarmos há bastante tempo em cidades e estados diferentes acabou por nos fazer criar raízes diversas com outros parceiros mais frequentes e próximos”, justificam Sá & Guarabyra.
A separação acontece após 53 anos de carreira, se contabilizado o tempo do trio com Zé Rodrix (1947 – 2009). Antes de se separar, a dupla fará, entre 31 de maio e 25 de setembro, os quatro shows já assumidos em agenda que inclui apresentações em São Paulo (SP), São Bernardo do Campo (SP), Belo Horizonte (MG) e Itajaí (SC).
Em trio com Rodrix ou em dupla, o carioca Luiz Carlos Pereira de Sá e o baiano Guttemberg Nery Guarabyra são expoentes de um gênero musical rotulado como rock rural.
Iniciada em 1974 com a edição do álbum Nunca, a discografia da dupla atingiu pico de popularidade três anos depois com o lançamento do álbum Pirão de peixe com pimenta (1977), cujo repertório destacou a canção Sobradinho (Luiz Carlos Sá e Guttenberg Guarabyra) e a gravação original de Espanhola, parceria de Guarabyra com Flávio Venturini, que regravou a balada com mais sucesso em 1982.
Sá & Guarabyra tiveram participação relevante na trilha sonora da novela Roque Santeiro (1985 / 1986), como autores e intérpretes do tema-título Roque Santeiro e da música Verdades e mentiras, além de serem os compositores de Dona, balada propagada nacionalmente na gravação do grupo Roupa Nova.
Cinco anos depois, a dupla brilhou na trilha sonora da novela Pantanal (1990) com a música Estrela natureza, um dos temas principais da épica saga rural do novelista Benedito Ruy Barbosa.