Concurso: MEC anuncia a criação de 15 mil novas vagas
Escrito por Jornalismo Nativa em 23 de Agosto, 2025
Um novo concurso do Ministério da Educação pode ser realizado, no decorrer dos próximos meses. Acontece que, no último dia 13 de agosto, o ministro Camilo Santana, em entrevista ao programa “Bom dia, ministro”, anunciou que deve encaminhar, ao Congresso Nacional, um projeto de lei para a criação de 15 mil vagas, que poderão ser preenchidas por meio de novas seleções.
De acordo com o ministro, a base para a reestruturação de cargos é a medida provisória 1.286, que transforma 14.989 vagas obsoletas ou não preenchidas em 15.670 oportunidades, para cargos de níveis médio e superior, da seguinte forma: Ensino médio – técnico em educação – 4.040 vagas; Nível superior – analista em educação – 6.060
Também está prevista a conversão de cargos para as seguintes funções: técnico em educação – 6.226 vagas; analista em educação – 9.340.
Segundo o ministro, a intenção é ampliar o quadro de pessoal para permitir a expansão dos ensinos técnico e superior no país, com a inauguração de 100 novos institutos federais.
Reforçou a existência de uma grande quantidade de instituições que contaram com ampliação de estrutura, sem a respectiva ampliação do quadro funcional.
Camilo Santana também reforçou que a criação das vagas não deve aumentar os gastos públicos, uma vez que se transforma em cargos já existentes.
Última seleção
O último concurso do Ministério da Educação ainda está em andamento e diz respeito ao certame docente unificado.
Neste caso, as inscrições foram recebidas até o final de julho, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Puderam participar estudantes concluintes inscritos no Enade das Licenciaturas e os demais indivíduos que queiram participar de concursos ou processos seletivos que adotem a PND como etapa.