José Sarney é homenageado em evento de exaltação da Língua Portuguesa
Escrito por Jornalismo Nativa em 22 de Novembro, 2024
O ex-presidente da República José Sarney foi homenageado em um evento realizado na noite de terça-feira (19) para celebrar os 35 anos da criação do Instituto Internacional da Língua Portuguesa. A solenidade ocorreu na Fundação da Memória Republicana, em São Luís, Maranhão, e foi promovida pelas Academias Maranhense e Mineira de Letras, marcando também a abertura do projeto Conversações de Além-Mar.
Projeto e Participações
O projeto reuniu importantes escritores da língua portuguesa, como:
- Mary Del Priore (historiadora brasileira);
- Ondjaki (escritor angolano);
- Mia Couto (moçambicano);
- José Eduardo Agualusa (jornalista e escritor angolano).
Homenagens
Além de José Sarney, foram reconhecidos:
- Mário Soares, ex-presidente de Portugal (In memoriam);
- José Aparecido de Oliveira, embaixador (In memoriam).
Importância Histórica
A criação do Instituto foi idealizada durante o Primeiro Encontro de Chefes de Estado e de Governo dos Países da Língua Portuguesa, realizado em São Luís no dia 3 de novembro de 1989, sob a liderança de Sarney. Esse evento marcou um novo modelo de multilateralismo, aproximando os países lusófonos.
José Sarney, emocionado com a homenagem, relembrou o papel estratégico que desempenhou ao lado de Mário Soares e destacou o fortalecimento político e cultural promovido pela união dos países de língua portuguesa.
“É uma alegria muito grande, principalmente por lembrar do Mario Soares e dos nossos esforços estratégicos na época, sobretudo do fortalecimento político e cultural”, declarou Sarney.
Preservação Cultural
O presidente da Fundação da Memória Republicana, Kécio Rabelo, destacou a importância do evento para a identidade cultural dos países lusófonos, afirmando que a língua portuguesa continua sendo um símbolo de união entre os povos.
“Passados 35 anos daquele primeiro encontro idealizado pelo presidente Sarney, estamos aqui celebrando o vigor da nossa língua. Memórias não se conjugam no passado, elas estão sempre presentes”, afirmou.
O embaixador Lauro Moreira exaltou o conceito da lusofonia como uma força que une povos por meio do idioma.
“Tudo nos une, inclusive o mar que nunca nos separou. A língua nos une”, destacou.
União e Amor pela Língua Portuguesa
Sarney relembrou as dificuldades iniciais para unir os países lusófonos, que relutavam em se alinhar ao projeto devido às relações históricas com Portugal. Por essa razão, o evento inaugural precisou ser realizado no Brasil, em São Luís. Ele enfatizou o papel unificador da língua portuguesa e declarou seu amor ao idioma, que chamou de “milagre da Língua Portuguesa”.
“Essa homenagem muito me toca e muito me engrandece. Estamos aqui para homenagear a Língua Portuguesa, que une povos e constrói pontes. Essa noite é histórica”, finalizou Sarney.