Suspeição: PF desarticula cartel de fraudes licitatórias
Escrito por Jornalismo Nativa em 8 de Maio, 2025
A operação cumpriu 26 mandados de busca e apreensão nos municípios de Imperatriz, Açailândia, Governador Edison Lobão, São Luís (MA) e Barras (PI).
A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) atuou em apoio ao Ministério Público do Maranhão (MPMA) na realização efetiva da Operação Pavimentum, pelo Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas (GAECO). A operação visa desarticular um cartel acusado por fraudar licitações para obras de pavimentação no município de Imperatriz, cujos contratos superam o valor de R$ 85 milhões.
Conduzida pelo MPMA, a ação contou a participação da Polícia Militar por meio do Comando de Missões Especiais (CME) e do Centro Tático Aéreo (CTA). A operação cumpriu 26 mandados de busca e apreensão nos municípios de Imperatriz, Açailândia, Governador Edison Lobão, São Luís (MA) e Barras (PI).
O CME articulou 57 policiais militares, mobilizando 17 viaturas e um veículo de transporte coletivo. A ação dos oficiais também contou com apoio aéreo do CTA, que assegurou maior mobilidade e cobertura da operação em solo.
Ao decorrer das diligências, as equipes do CME apreenderam:
34 armas de fogo
Inúmeras munições
Veículos e aparelhos celulares
Também foram apreendidos quantias de dinheiro em espécie, além disso, foi determinado o bloqueio judicial de R$ 23 milhões em bens e ativos financeiros dos investigados — valor equivalente ao prejuízo causado aos cofres públicos, conforme apuração do Ministério Público.
“A Polícia Militar do Maranhão reafirma seu compromisso institucional com a legalidade, a ordem pública e o combate à criminalidade organizada, atuando de forma integrada com os órgãos de fiscalização e controle. A ação conjunta na Operação Pavimentum reforça a prontidão da corporação no apoio a investigações que visam proteger o patrimônio público e coibir esquemas de corrupção em todo o estado”, afirmou o Tenente-coronel Onildo Sampaio, comandante do CME.