Menina de 11 anos morre após ser espancada dentro de escola
Escrito por Jornalismo Nativa em 9 de Setembro, 2025
A menina Alícia Valentina, de 11 anos, morreu no último domingo (7), após ser agredida por colegas dentro da Escola Municipal Tia Zita, no município de Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações de familiares, Alícia foi espancada dentro do banheiro da instituição de ensino na última quarta-feira (3) e estava internada no Hospital da Restauração, no Recife.
A família de Alícia Valentina relata que ela foi levada ao Hospital Municipal de Belém do São Francisco por funcionários da escola, logo após as agressões, apresentando um sangramento no nariz. A criança foi atendida e liberada, mas teve um sangramento no ouvido quando estava em casa e precisou ser encaminhada a um posto de saúde, onde passou por um novo atendimento e mais uma vez recebeu alta.
Em casa, Alícia Valentina começou a vomitar sangue e voltou para o Hospital Municipal de Belém do São Francisco, onde foi rapidamente transferida para o Hospital de Salgueiro. Na quinta-feira (4), por causa da gravidade do estado de saúde, a criança foi encaminhada para o Recife, onde ficou internada no Hospital da Restauração. Após quatro dias internada, Alícia teve morte cerebral confirmada na noite de domingo (7).
“Alícia era uma menina doce, não mexia com ninguém, era calma, todo mundo de Belém gostava dela. Quem fez tem que pagar. Eu quero justiça pela minha filha. Quem sabe o que estou passando sou eu, que perdi minha filha. Vai ser muito difícil, doloroso. Não sei o que vou fazer mais agora. Quero justiça. Um cara que fez um negócio desses com a minha filha pode fazer com outras. Minha filha não era de briga. Todo mundo gostava dela. Chegar aqui e bater assim, espancar, né? E vai ficar por isso? Não, eu quero justiça”, desabafou a mãe de Alícia Valentina, em entrevista à TV Globo.
A Escola Municipal Tia Zita informou, em nota, que “prestou todo o socorro necessário à estudante, além de conduzi-la ao hospital e garantir a devida assistência”. A instituição de ensino ressalta que o Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Educação estão presentes na instituição para acompanhar o caso e adotar as devidas providências.
A prefeitura de Belém do São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informou que está prestando total assistência aos envolvidos e às suas famílias desde o primeiro momento em que foi informada da situação, assegurando o acompanhamento necessário. A prefeitura também destaca que as secretarias de Saúde e de Assistência Social estão acompanhando o caso.
“Ressaltamos que o episódio está em processo de apuração para que sejam adotadas todas as medidas cabíveis, de forma responsável e transparente. A gestão municipal reafirma seu compromisso com a proteção, o cuidado e o bem-estar dos estudantes da rede pública, não tolerando qualquer forma de violência”, diz a nota da prefeitura.
A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), por sua vez, informou que o caso segue sob investigação e que mais detalhes não podem ser divulgados, por envolver menores de idade e para preservar o andamento das diligências.