Tabagismo: célula nos pulmões pode reverter efeitos da doença

Escrito por em 21 de Janeiro, 2026

Um novo tipo de célula escondida dentro das ramificações dos pulmões humanos foi descoberto e se tornou eficaz na possibilidade de reverter os efeitos de doenças relacionadas ao tabagismo.

O estudo, que foi publicado na revista Nature, analisou as células secretoras das vias aéreas respiratórias (RAS), encontradas nos bronquíolo, pequenas passagens ramificadas dos pulmões. E, de acordo com a pesquisa, as elas são semelhantes às células-tronco, capazes de reparar algumas células alveolares danificadas.

Após estudos com pulmões de camundongos usados como modelos para o sistema respiratório humano, a equipe descobriu a existência das células RAS. Para a compreensão das diferenças em níveis celulares, foram coletadas amostras de tecido pulmonar de doadores humanos saudáveis ​​para avaliar os genes dentro de células individuais.

“Já se sabe há algum tempo que as vias aéreas do pulmão humano são diferentes das dos camundongos”, explicou o autor sênior da pesquisa Edward Morrisey, professor da Escola de Medicina Perelman da Universidade da Pensilvânia. Ele complementou que “as tecnologias emergentes só nos permitiram recentemente amostrar e identificar tipos de células únicos”.

Além disto, a equipe também encontrou células RAS em furões, visto que os sistemas respiratórios são mais semelhantes aos humanos do que os dos camundongos. Os pesquisadores suspeitaram que a maioria dos mamíferos de tamanho igual ou maior aos furões tenham células RAS em seus pulmões.

Fonte: BossaNews Brasil


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Bom dia Nativa

05:00 08:00

Atual

Bom dia Nativa

05:00 08:00

Upcoming show

Bom dia Nativa

05:00 08:00