Avião com uma tonelada de drogas é interceptado no Pará

Escrito por em 2 de Agosto, 2025

O céu virou caminho para o crime, mas também para as ações de repressão por parte das forças de segurança. Na noite da última quinta-feira (31), uma operação integrada entre a Polícia Militar do Pará (PMPA) e a Polícia Federal (PF) resultou na apreensão de aproximadamente uma tonelada de entorpecentes que era transportada em uma aeronave de pequeno porte.

A ação ocorreu em uma área remota, próximo à vila de Divinópolis, que fica no município de Rurópolis, que fica na região sudoeste do Pará, onde o avião havia pousado em uma pista clandestina.
Fruto de um trabalho minucioso de inteligência, a operação mobilizou oito viaturas terrestres e apoio aéreo, com acompanhamento das movimentações suspeitas em rota já conhecida por ser usada por facções criminosas ligadas ao tráfico internacional.

De acordo com as investigações realizadas pelas duas corporações, a droga foi identificada como skunk, que seria destinada a redes de distribuição fora do Brasil. A apreensão é reflexo direto da adaptação das organizações criminosas, que passaram a utilizar o espaço aéreo para burlar os bloqueios fluviais implantados na região, como a Base Candiru, no rio Amazonas.

Com essas rotas sob vigilância, os traficantes apostam agora em pistas clandestinas e voos de baixa altitude. A aeronave interceptada foi identificada como um modelo Sêneca. Um segundo avião, possivelmente um Baron, segue sendo procurado pelas forças de segurança.

Uma das aeronaves apreendidas na operação
Dois homens foram presos em flagrante, além da apreensão de duas caminhonetes e as duas aeronaves utilizadas na operação. As equipes seguem em campo para localizar novos envolvidos. Segundo a Polícia Militar, as guarnições partiram ainda de madrugada para alcançar o ponto de pouso, enfrentando terrenos de difícil acesso e intensa mata fechada.

O comandante-geral da PM do Pará, coronel Dilson Júnior, destacou a complexidade da operação e o papel fundamental da atuação conjunta com a Polícia Federal. “Essas facções têm usado todos os meios para tentar driblar a segurança pública, mas a integração entre forças e a tecnologia têm nos permitido responder com firmeza. Essa foi uma resposta pelo ar, com precisão e estratégia”, afirmou.

Já o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, reforçou que o volume de drogas apreendido aproxima o estado de um novo recorde histórico. “Com essa apreensão de quase uma tonelada de skunk, caminhamos para superar os números de 2024 já nos primeiros meses deste ano. A repressão ao tráfico no Pará é firme e continuará avançando por terra, rio ou ar”, afirmou.

A área da apreensão, segundo as autoridades, é conhecida por ser usada como ponto logístico do tráfico internacional. A operação continua em andamento com apoio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), e novas ações estão previstas para impedir o avanço da criminalidade organizada na região.

Fonte: Agência Pará


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Sabadão da Nativa

08:00 09:00

Atual

Sabadão da Nativa

08:00 09:00

Upcoming show