35 anos da Constituição: Alepa lança catálogo comemorativo

Escrito por em 5 de Maio, 2025

O livro aborda os principais fatos históricos da Casa e os principais pontos das seis Constituições estaduais

Divulgação/Alepa

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) lança na manhã da próxima quinta-feira (8) o “Catálogo Comemorativo” em alusão aos 35 anos da promulgação da Constituição Estadual. O livro narra os principais fatos que precederam a Carta Magna paraense até as perspectivas geradas a partir da garantia de direitos à sociedade a partir de 5 de outubro de 1989. A publicação é rica em iconografia, documentação e infográficos e chegará a diferentes órgãos e entidades oficiais de diferentes correntes governamentais.

A obra teve como coordenador geral o parlamentar constituinte Raimundo Santos (PSD-PA), atual deputado federal. Chicão (MDB-PA), atual presidente da Alepa, destaca na apresentação do livro a emoção de acompanhar o processo. “Por ocasião da elaboração da Constituição de 1989, pude assistir bem de perto, como servidor da Assembleia Legislativa, a todo o fervor democrático que ocorreu durante as reuniões das Comissões Temáticas, do plenário e de tantas audiências públicas com expressivas representações do povo paraense”, disse.

História da Alepa
Um dos diferenciais do “Catálogo Comemorativo – 35 Anos da Constituição do Estado do Pará” é o resgate histórico do total de legislaturas ao longo do tempo, desde o período do Império, quando a Casa era denominada como “Assembleia Legislativa Provincial do Pará”. No momento, o legislativo paraense vive a 61ª legislatura, que corresponde aos anos de 2023 a 2027. Com um esforço arqueológico, a pesquisa foi empreendida pelo então deputado estadual Raimundo Santos, que cumpriu o seu quinto mandato antes de retornar ao Congresso Nacional após as eleições majoritárias de 2022.

O compêndio histórico detalha, entre outros enfoques, os principais pontos das seis Constituições ao longo da história com farta documentação, além de relacionar os episódios de preparação, instituição e atuação da Assembleia Estadual Constituinte, o Regimento Interno, a instalação das comissões temáticas, encontros regionais para ouvir as propostas populares até a promulgação ao ar livre.

O livro relaciona encontros institucionais na programação oficial festiva do Parlamento pelo 30º aniversário da Lei Maior no Estado. O conteúdo também abre espaço para perfis biográficos dos constituintes, discursos e frases antológicas, enfatizando a importância do presidente da Constituinte, Mário Chermont, e o relator Zeno Veloso, ambos vítimas trágicas do auge da pandemia de covid-19 em 2020 e 2021, respectivamente. “Mário Chermont foi um grande líder, um presidente que soube conduzir com sabedoria todas as ações. Zeno Veloso teve papel fundamental como o artífice jurídico e gênio de todo o processo”, enaltece Raimundo Santos, que também foi responsável pela elaboração do Regimento Interno em vigência do Poder Legislativo paraense.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Saudade Nativa

20:00 23:00

Atual

Saudade Nativa

20:00 23:00