Quem é o prefeito afastado em operação sobre desvio do Fundeb no Maranhão
Escrito por Jornalismo Nativa em 23 de Outubro, 2025
O prefeito de São Benedito do Rio Preto (MA), Wallas Rocha (Republicanos), foi afastado temporariamente do cargo após a PF (Polícia Federal) e a CGU (Controladoria-Geral da União) realizarem nesta quarta-feira (22), uma operação sobre suposto desvio do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).
Além do prefeito, também deixaram o cargo por ordem da Justiça o secretário de Educação, a secretária-adjunta de Educação e ordenadora de despesas (tesoureira).
Quem é Wallas Rocha?
Administrador de formação, Wallas Gonçalves Rocha, de 41 anos, é ex-vereador e atual prefeito de São Benedito do Rio Preto, cidade onde nasceu.
Nas eleições de 2024, seu principal adversário era Mauricio Fernandes (PT). Com 100% das urnas apuradas, Wallas venceu o pleito com 51,64% dos votos, contra 46,89% do petista.
Ele foi eleito prefeito pela primeira vez em 2020. Antes disso, havia se candidato como vice-prefeito em 2026, mas perdeu. Em 2012, foi eleito vereador pelo partido PTC (Partido Trabalhista Cristão), que passou a se chamar Agir em 2022.
“Operação Santa Chaga”
A operação deflagrada nesta manhã investiga uma organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos do Fundeb.
Foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão nas cidades maranhenses de São Benedito do Rio Preto, Jatobá, Urbano Santos e São Luís.
A investigação aponta que recursos do Fundeb eram desviados para pessoas sem vínculo com a educação, supostamente para comprar apoio eleitoral, para empresas contratadas com indícios de irregularidades e familiares de agentes políticos.
Com informações de Elijonas Maia (CNN-Brasil)