Prefeitura de Parauapebas abre 1.830 vagas temporárias em PSS

Escrito por em 19 de Setembro, 2025

A Prefeitura de Parauapebas anunciou a abertura de 1.830 vagas temporárias para profissionais de níveis elementar e auxiliar em um novo Processo Seletivo Simplificado (PSS). O edital, de número 001/2025, foi publicado no Diário Oficial do município nesta quinta-feira (18), com o objetivo de suprir a demanda da administração em diversas áreas.

As oportunidades são destinadas a contratações imediatas e também para formação de cadastro de reserva, o que permitirá novas convocações ao longo do ano, de acordo com a necessidade da Prefeitura e a disponibilidade orçamentária. As vagas estão distribuídas tanto para a zona urbana quanto para a zona rural, e os candidatos devem escolher a localidade de interesse no momento da inscrição.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site oficial da Prefeitura, e estarão abertas de 22 a 25 de setembro, até às 23h59. Para se candidatar, é necessário preencher o formulário eletrônico e anexar a documentação exigida, que será usada para a análise curricular.

O PSS contempla uma variedade de cargos, incluindo auxiliar de serviços gerais, merendeiro, cozinheiro, motorista, operador de máquinas pesadas, vigia e auxiliar de manutenção e reparo, entre outras funções essenciais para o funcionamento da gestão municipal.

Superlotação nos Cartórios

Por conta da abertura do PSS, diversos candidatos começaram a procurar os cartórios por conta de documentação e outros serviços. Conforme a tradição em processos seletivos municipais, a procura por serviços cartorários aumenta significativamente, gerando superlotação.

Para orientar a população, o advogado do cartório Emílio Galo, localizado na Rua 8, esquina com a Rua D, no bairro Cidade Nova, Bruno Araújo, explicou que o edital do PSS deste ano trouxe mudanças importantes que reduzem a necessidade de autenticação de documentos.

“O edital veio muito claro no sentido de desafogar os serviços do cartório, eliminando a necessidade de autenticação e reconhecimento de firmas para históricos escolares, diplomas e certificados de conclusão de cursos”, afirmou.

Documentos Para Reconhecer no Cartório

De acordo com Bruno, a única documentação que exige reconhecimento de firma é a comprovação do tempo de serviço na função a que o candidato concorre. Portanto, os candidatos devem apresentar atestado ou certidão de tempo de serviço com assinatura reconhecida em cartório. Além disso, a declaração de residência precisa ser autenticada apenas quando não estiver em seu nome ou no nome de seus responsáveis legais.

“Portanto, a maioria dos documentos enviados para o cartório não precisa de autenticação, o que ajuda a evitar superlotação e agiliza o atendimento para quem realmente necessita do serviço”, reforçou o advogado.

Orientações aos candidatos

Logo, Bruno Araújo aconselha os candidatos a lerem o edital com atenção e evitarem idas desnecessárias ao cartório.

“Verifiquem se a documentação já está devidamente em nome do candidato ou de seus responsáveis. Somente documentos específicos, como a comprovação de tempo de serviço ou declaração de residência, precisam de reconhecimento de firma”, explicou.

Os candidatos devem apresentar atestado ou certidão de tempo de serviço com assinatura reconhecida em cartório.

Os candidatos devem apresentar atestado ou certidão de tempo de serviço com assinatura reconhecida em cartório. |Reprodução/Laércio de Castro

Além disso, a reportagem acompanhou as orientações e, consequentemente, reforça a importância de que os candidatos sigam atentamente as instruções do edital, garantindo assim que o processo seletivo ocorra de forma organizada e sem transtornos.

Funções e pré-requisitos

O edital contempla cargos como auxiliar de serviços gerais, merendeiro, cozinheiro, motorista, operador de máquinas pesadas, vigia, auxiliar de manutenção e reparos, entre outros. Salários, carga horária, atribuições e pré-requisitos estão detalhados nos anexos do edital.

Cronograma do PSS

  • Inscrição: 22 a 25/09/2025
  • Análise documental e curricular: 26/09 a 15/10/2025
  • Resultado preliminar: 17/10/2025
  • Período de recursos: 20 e 21/10/2025
  • Resultado definitivo: 27/10/2025
  • Divulgação e homologação final: 29/10/2025

Além disso, a coordenação do processo ficará a cargo da Comissão Organizadora instituída pela Portaria nº 533/2025, que contará com comissões examinadora e de análise de recursos, garantindo lisura e transparência.

Ademais, a Prefeitura publicará todos os atos oficiais no Diário Oficial Eletrônico de Parauapebas (E-DOMP) e em seu site, de modo que os candidatos devem acompanhar cada etapa do processo.

Consulte o Edital Através desse Link: https://diario.parauapebas.pa.gov.br/. No campo da pesquisa coloque o número da edição 1118, para abrir a edição do dia 18/09/2025 onde consta o edital.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Alerta 88

08:00 12:00

Atual

Alerta 88

08:00 12:00

Upcoming show

Pega Leve

12:00 15:00