Redemocratização: Rebelo ressalta conquistas no Governo Sarney

Escrito por em 30 de Setembro, 2025

BRASÍLIA – Ao abordar os 40 anos da redemocratização do Brasil e a liberdade conquistada após o fim da ditadura militar (1964-1985), o ex-ministro e ex-presidente da Câmara Aldo Rebelo creditou nesta terça-feira (30) ao governo do ex-presidente José Sarney o restabelecimento de um regime livre no país.

“Chama a atenção que o aniversário de 40 anos do governo do presidente José Sarney, iniciado em 23 de abril de 1985, não seja lembrado com o reconhecimento merecido”, afirmou Rebelo em artigo publicado nesta terça-feira (30) no jornal ‘O Estado de S. Paulo’.

Rebelo classificou Sarney como “estadista” e “homem de cultura”, destacando a presença do ex-presidente em reuniões da Academia Brasileira de Letras até os dias de hoje, aos 95 anos de idade.

Sarney assegurou ao país que “a velha e boa democracia estava de volta”
O ex-ministro ressaltou que, mesmo em um período marcado por desafios, momentos considerados cruciais para a consolidação da democracia foram alcançados durante o governo Sarney, como o pluripartidarismo, o restabelecimento das eleições diretas, a convocação da Assembleia Constituinte e a criação do embrião do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O barco de Sarney não navegou na bonança. Antes, cruzou mares revoltos, exigindo firmeza e serenidade do capitão ao leme, assegurando ao país que a velha e boa democracia estava de volta para garantir, como disse numa entrevista, que, se alguém batesse à porta do cidadão às seis horas da manhã, ‘ele teria absoluta tranquilidade de que era o leiteiro ou o padeiro, nunca a polícia'”, concluiu.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Bailão da Nativa

17:00 19:00

Atual

Bailão da Nativa

17:00 19:00

Upcoming show

Voz do Brasil

19:00 20:00