Jader defende mais inclusão de pessoas com TEA

Escrito por em 29 de Março, 2025

Jader Barbalho tem direcionado emendas para implementar projetos de apoio à inclusão

A Organização das Nações Unidas estabeleceu, em 2007, a data de 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Desde então, vem sendo celebrado como forma de aumentar a conscientização relacionada a todos os aspectos do transtorno do espectro do autismo (TEA). Apesar de ainda não existir nenhum tipo de aferição oficial sobre os números no Brasil, as estimativas revelam que, com seus mais de 200 milhões de habitantes, o país pode ter uma população de cerca de 2 milhões de pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Para se ter uma ideia, somente o estado de São Paulo – o maior em número de habitantes – registrou mais de 300 mil ocorrências. Mesmo com o aumento de diagnósticos, os milhões de brasileiros autistas ainda sofrem para encontrar tratamento adequado.

Dados do Censo da Educação Básica evidenciam o aumento do número de pessoas autistas no Brasil. O levantamento aponta que, de 2022 a 2023, o número de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados em salas de aula comuns — ou seja, junto com alunos sem deficiência — aumentou 50%: saltou de 405.056 para 607.144.

INCLUSÃO

Apoiador da causa nos últimos anos, com indicação de emendas parlamentares para aumentar a inclusão, o senador Jader Barbalho (MDB), apresentou um projeto de lei que prevê alteração no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para permitir a execução de projetos voltados para as pessoas com diagnóstico de TEA ou de doenças raras, com a utilização de recursos dos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Alerta 88

08:00 12:00

Atual

Alerta 88

08:00 12:00

Upcoming show

Pega Leve

12:00 15:00